O Juventude da Castanheira

O Juventude da Castanheira é um clube desportivo, cultural e recreativo, fundado em 1949 pelo padre italiano António Bianchi, na altura, missionário na Castanheira. Sabe-se que, no início, o padre Bianchi não foi muito bem acolhido, tendo que fazer, inclusive, alguns sacrifícios, como deixar de usar batina e fumar alguns cigarros para que os jovens da Castanheira percebessem que tinham ali um parceiro e, principalmente, alguém que lhes queria bem.

Depois da adaptação mútua, jogar à bola no adro da igreja tornou-se um passatempo comum ao padre e a muitos jovens castanheirenses. O passo seguinte foi a fundação do JC com as cores e emblema baseados no brasão da terra.

Durante estes 70 anos, centenas de dirigentes e milhares de atletas têm servido e representado orgulhosamente o Clube mais antigo e mais histórico da freguesia. A direção atual, eleita há 4 meses, herdou uma situação muito difícil e tudo está a fazer para reerguer o clube, com a finalidade de poder proporcionar desporto, cultura e recreio à população, constituindo-se assim um parceiro efetivo das autarquias (CM e JF) na melhoria da qualidade de vida da população local.

https://juventudedacastanheira.pt/